sábado, 6 de março de 2010

FILME INDICADO AO OSCAR SOBRE MATANÇA DE GOLFINHOS SERÁ EXIBIDO NO JAPÃO

Um documentário indicado ao Oscar sobre a sangrenta caça a golfinhos no Japão será exibido em cinemas do país pela primeira vez este ano, mas com algumas modificações, anunciou a distribuidora.

"A Enseada" ("The Cove"), que já foi exibido em 15 países e recebeu vários prêmios, acompanha um grupo de ativistas que lutam com policiais e pescadores japoneses para ter acesso a uma enseada isolada em Taiji, no sul do Japão, onde é promovida uma caça a golfinhos. O filme inclui imagens chocantes da matança dos animais.

O filme é pouco conhecido no Japão, onde o governo diz que a caça a golfinhos e baleias é uma tradição cultural importante.

"O filme fala do Japão, mas até agora este era o único lugar onde não podia ser visto", disse na quinta-feira Takeshi Kato, da distribuidora Unplugged.

Kato garantiu que "A Enseada" será exibido em cinco cinemas em grandes cidades japonesas em maio ou junho e espera ampliar esse número para cerca de 20.

"Eles não são defensores da proteção aos golfinhos, nem são partidários da caça a eles", disse ele, falando dos proprietários dos cinemas que optaram por exibir o filme. "Querem exibir o filme sem tomar partido."

Depois de receber queixas de Taiji, Kato está modificando o filme para o mercado japonês. Ele concordou em ocultar os rostos dos pescadores e acrescentar uma nota sobre diferenças de opinião em relação aos níveis de mercúrio na carne de golfinhos, que é vendida e servida nas merendas de escolas da região.

A associação de pescadores de Taiji se negou a comentar a exibição do filme, e não havia ninguém disponível para dar declarações na prefeitura local.

Mas o prefeito da cidade já disse anteriormente que o filme não vai afetar a tradição de caça aos golfinhos.

O documentário foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Tóquio no ano passado, mas uma universidade de Tóquio desistiu da sessão prevista do filme este mês depois de objeções por parte da prefeitura de Taiji, anunciou na quarta-feira o jornal Sankei.

Dirigido pelo ex-fotógrafo da revista National Geographic Louie Psihoyos e tendo em seu elenco um antigo treinador de golfinhos do seriado de TV "Flipper", "A Enseada" pode ganhar exibição mais ampla se receber um Oscar, disse Kato.

O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário. A cerimônia de entrega dos Oscar acontecerá no domingo.

FONTE: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário